Translate

TOTAL DE VISITANTES

TOTAL DE VISITANTES

Quem sou eu

Minha foto
Bem vind@ à página de Ton MarMel (anTONio MARtins MELo), Artista Visual que desde infante manifestou talento para pintura, desenho, escultura, frequentou a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, recebeu vários prêmios, participou de salões de arte, exposições individuais e coletivas, e também é jurista, Advogado pós-graduado, especialista em Direito Público.

Digite aqui o que quer pesquisar

sábado, março 10, 2012

ARTE RIAS. ARTÉRIAS. RIOS DE ARTE E VIDA DO CORPO E DA TERRA.

ARTE RIAS. ARTÉRIAS. RIOS DE ARTE E VIDA DO CORPO E DA TERRA é título do conjunto de pinturas a óleo sobre tecido de algodão cru. 

]

Sangue arterial é o sangue rico em oxigênio, ao contrário do sangue venoso, que é rico em gás carbônico. O sangue arterial circula pelas veias pulmonares e pelas artérias sistêmicas. O termo sangue arterial não significa sangue que circula nas artérias, mas sim sangue rico em oxigênio. O sangue que circula nas artérias pulmonares é denominado venosos, pobre em oxigênio e rico em gás carbônico. A maior quantidade deoxigênio muda as características físicas deste tipo, passando o mesmo de uma tonalidade arroxeada para vermelho vivo, modificando o pH de baixo para um pH alto. O sangue arterial segue a parte venosa da pequena circulação até atingir, no coração, o átrio esquerdo, o ventrículo esquerdo, as artérias, arteríolas e capilares sistêmicos. Nestes últimos, o oxigênio do sangue arterial, por difusão, passa às células do organismo. Somente os capilares fazem essa troca com as células, as artérias e arteríolas são muito espessas para tal difusão. O oxigênio é utilizado pelas células para tornar mais eficiente o processo de obtenção da energia química acumulada nas moléculas.


(MarMel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário