Translate

TOTAL DE VISITANTES

TOTAL DE VISITANTES

Quem sou eu

Minha foto
Bem vind@ à página de Ton MarMel (anTONio MARtins MELo), Artista Visual que desde infante manifestou talento para pintura, desenho, escultura, frequentou a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, recebeu vários prêmios, participou de salões de arte, exposições individuais e coletivas, e também é jurista, Advogado pós-graduado, especialista em Direito Público.

Digite aqui o que quer pesquisar

segunda-feira, março 10, 2014

GOYA: TRAÇOS DO PENSAMENTO EM LIVRO



O espanhol era guiado pelos ideais iluministas do século 17

A filosofia segue contemplando o tempo, como descreve o artista espanhol Francisco Jose de Goya y Lucientes na legenda da gravura Pobre e nua vai a filosofia. Nua, de fato, ela não está, apesar das roupas em farrapos. Nos pés, porém, não há calçados. Um livro aberto na mão direita e outro fechado na esquerda, sugerindo que o conhecimento está ali disponível. Com base em um poema de Petrarca, Goya escreveu a descrição da imagem e traçou um rosto ingênuo com olhos indagadores voltados para o céu. A figura estaria apresentando uma ruptura à tradição e anunciando o advento da arte moderna, segundo Tzvetan Todorov, no livro Goya à sombra das Luzes.




Goya representa pensamento e arte de vanguarda, em um cenário onde imagem esteve sempre associada a maneira de pensar, ver e produzir arte. “Somente quando nós. habitantes do século 19, lançamos um olhar sobre a evolução das artes da imagem na Europa, ao longo dos 200 anos que acabam de passar, é que somos levados a constatar: produziu-se uma subversão durante esse período da história, e Goya é o artista que, certamente não o único, mas melhor do que ninguém, pressentiu os novos caminhos que se abriram à sua arte e esboçou alguns primeiros passos por esses caminhos”, descreve Todorov.




(Fonte: Vanessa Aquino, via Correio Braziliense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário