Translate

TOTAL DE VISITANTES

TOTAL DE VISITANTES

Quem sou eu

Minha foto
Bem vind@ à página de Ton MarMel (anTONio MARtins MELo), Artista Visual que desde infante manifestou talento para pintura, desenho, escultura, frequentou a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, recebeu vários prêmios, participou de salões de arte, exposições individuais e coletivas, e também é jurista, Advogado pós-graduado, especialista em Direito Público.

Digite aqui o que quer pesquisar

quinta-feira, março 10, 2016

FOTOGRAFIA E FILME - VOCÊ SABE QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE UMA FOTO E UM FILME?!

FOTOGRAFIA E FILME – VOCÊ SABE QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE UMA FOTOGRAFIA E UM FILME? Nos primórdios da história humana tudo e todos os acontecimentos eram guardados na memória humana.  Mas, com o tempo, a memória se tornava falha, imprecisa, nebulosa, esfumaçada. Então, por necessidade imperiosa, o ser humano criou o desenho rupestre nas paredes de suas cavernas com pigmentação retirada de vários objetos, como meio de deixar grafado seus acontecimentos cotidianos para a posteridade.


Acontece que com o passar dos tempos os homens deixaram de residir em cavernas e passaram a viver em aldeias e posteriormente em burgos, pequenas cidades, e os registros das pinturas das cavernas - que também não eram coisas fáceis de serem feitas e nem que durassem muito tempo - também acompanharam essas mudanças de habitat humano, e logo a pintura, a escultura e outras formas de expressão foram surgindo.

Ora, a fotografia – como a vemos atualmente - tem apenas cerca de 177 anos e, segundo relatos, Joseph Nicephore Niepce foi, em 1793, uma das primeiras pessoas a conseguir “imprimir” a luz em uma superfície sem usar qualquer tipo de tinta, porém as imagens desapareciam depois de um tempo. Ele usava uma câmara obscura, parecida com o que conhecemos hoje por pinhole, e um tipo especial de papel com cloreto de prata.

Em 1824 ele conseguiu encontrar um método que permitia mais duração das imagens e em 1826 foi registrada a primeira fotografia de duração indefinida (imagem acima), que existe até hoje. Como é possível perceber, no entanto, a qualidade ainda era baixíssima; além disso, o processo todo de captura levava horas. Em 1834, Henry Fox Talbot criou uma versão bem primitiva do que posteriormente seria o negativo fotográfico, que ajudaria a tornar mais popular a fotografia. Mas foi apenas em 1849 que Louis Daguerre trouxe a arte, que era até então totalmente experimental e complexa, a um novo patamar.

Então, como já se percebeu, a fotografia é arte ou processo de reproduzir imagens sobre uma superfície fotossensível (como um filme), pela ação de energia radiante, esp. a luz. Em outras palavras, a foto não tem voz, não emite som por si, mas contém em si imagem que transmite ao ser humano sensações, e através dessas sensações é meio capaz de incitar emoções, lembranças e sentidos adormecidos posteriormente.

E UM FILME!!! O QUE É UM FILME? Um filme é um conjunto de fotografias - ordenadas e coladas entre si - que é reproduzido em alta velocidade ante as retinas cuja rápida reprodução causa a impressão e a sensação de movimento. E, com a finalidade de causar mais veracidade e realidade, os filmes - que antes eram apenas fotografias espalhadas – ganharam som e até hoje se busca adicionar outros efeitos aos filmes, para melhor traduzirem o contexto que foram criados, para que possam despertar outros sentidos, tal como o olfato, o tato.

Então, a fotografia que inicialmente é muda, mas que possui em si a capacidade de despertar lembranças e sentidos INDIRETOS pelo simples fato de estar diante dos olhos de uma pessoa através de suas imagens e lembranças diretamente registradas e impressas em papel, traz em si todo um conjunto de imagens do passado para o presente, pois, queiramos ou não, gostemos ou não, em síntese, a fotografia é no presente e será no futuro, a imagem e o registro visual do passado, seja passado recente, seja passado de dezenas e centenas de anos; e essa presença (que sempre estará no presente de quem coloca seus olhos sobre a foto e sobre o que a foto contém e remete), sempre lembrará o passado, vivido e experimentado por alguém, levando o observador instintivamente a reviver o contexto da fotografia.


P.S (post scritum): A fotografia acima data de 1826 e é a primeira fotografia que se tem notícia. Nessa foto vê-se o registro de telhados de casas.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário