TRADUTOR / TRANSLATER

TRADUTOR / TRANSLATER / TRADUCTEUR / TRADUCTOR / TRADUTTORE
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

SEGUIDORES DE MARMEL

TOTAL DE VISITANTES

TOTAL DE VISITANTES

Quem sou eu

Minha foto

Bem vinda(o) à página de Ton MarMel, Artista Visual, que desde criança manifestou dotes para pintura, desenho, escultura, frequentou a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, recebeu inúmeros prêmios, participou de dezenas de salões de artes, exposições INDIVIDUAIS no Brasil e exterior, é Advogado, doutor em Direito Público há mais de 15 anos, que tem a missão de oferecer obras de artes, serviços artísticos experientes e conhecimentos de excelência com criatividade, segurança e eficiência, inclusive para ASESSESSORIA ARTÍSTICA, CONSULTORIA ON LINE.  (º--º)  Meu trabalho é conhecido e reconhecido por várias pessoas físicas e jurídicas pois presto serviços e ATENDIMENTOS INDIVIDUAIS E EM GRUPOS, inclusive como PALESTRANTE sobre arte social, direito, projetos sociais de relevância, desenvolvimento pessoal, motivação, empoderamento, liberdade emocional.



PESQUISAR NESTE SITE?

RECEBER NOTÍCIAS DE PUBLICAÇÕES? DIGITE E-MAIL

Baú



NÓS, CONCRETAMENTE (Escultura em bloco de concreto. 60 x 30 x 10 cm. 2007)



 

Guernica é um painel pintado por Pablo Picasso em 1937 por ocasião da Exposição Internacional de Paris. Foi exposto no pavilhão da República Espanhola. Medindo 350 por 782 cm, esta tela pintada a óleo é normalmente tratada como representativa do bombardeio sofrido pela cidade espanhola de Guernica em 26 de abril de 1937 por aviões alemães, apoiando o ditador Francisco Franco.

Um dos quadros que melhor transmite todo o desespero advindo da guerra, Guernica faz plena justiça à expressão "uma imagem vale por mil palavras". Particularmente, depois de começar a trabalhar com esculturas, que assumi a pintura, imediatamente o linearismo excessivo desse cubista maior virou-me um vício, uma doença de difícil cura e libertação que no início - confesso - me deu muito prazer. Mas, todos buscam sua grafia própria, suas características, sua identidade no mundo e eu não fugi a essa regra. Me lembro que a influência foi tanta que cheguei a pintar esse quadro que titulei Guernica Brasileira (em 1988, época da Constituinte no Brasil) totalmente inspirado no quadro Guernica, inclusive com utilização de vários detalhes criados pelo Picasso; e há entre os dois trabalhos uma relação de identidade muito forte não apenas na aparência, mas no contexto e relato histórico principalmente. Guernica é a pintura-painel mais representativa do bombardeio sofrido pela cidade espanhola de Guernica em 26 de abril de 1937 por aviões alemães do nazismo, ou seja, retrata o sofrimento e luta contra inimigos e ditaduras invasoras, externas. Guernica Brasleira - que pintei - em plena época da Constituinte no Brasil de 1988, relata a luta, o sofrimento do povo brasileiro contra os próprios brasileiros, inimigos internos do Brasil, em especial os pertencentes a classe política, face a ausência de uma abordagem mais concisa e atual no texto da Constituição de temas tais como a corrupção, ética, moral, cidadania que ainda assolam e padecemos os seus maléficos efeitos na rabeira da história.



GUERNICA BRASILEIRA (Óleo sobre tela de 70 x 100 cm, 1988)



LIBERTÁRIOS (Escultura em pedra-sabão medindo 30 x 27 x 11 cm. 1980)





MEMÓRIA DO CÁRCERE. (Pintura a óleo sobre madeira e arame com fixação de gaiola que serviu para cativeiro de pássaros, medindo 100 x 70 x 15 cm. Série "CERRADOCULTURA". Ano 1999)